Seguidamente a gente corre pro Google Fonts para pesquisar uma font nova e gratuita, certo? E poder pesquisar por tendências e combinações, muitas vezes, é um facilitador. Considerando isso, o designer Abhishek Garg desenvolveu um projeto no qual tentou alcançar diferentes estilos de design de tipografia usando o Google Fonts, sendo estes estilos baseados em diferentes princípios de design. Segundo o designer, princípios de design são as idéias e elementos fundamentais aplicados para alcançar o sucesso do design.
1. Área de respiro (espaço em branco)
Este termo surgiu da prática do design gráfico, onde os processos de impressão geralmente usam papel branco. A área de respiro não deve ser considerada meramente um espaço vazio, mas sim um elemento importante no processo de design que permite que os objetos nele existam; O equilíbrio entre espaços positivos (ou não-brancos) e o uso de espaços negativos (brancos) é a chave para a composição estética. No entanto, o uso equivocado desse princípio pode fazer uma página parecer incompleta.
Escolhidas no Google Fonts: Montserrat e Lato
2. Simetria
Simetria em linguagem cotidiana refere-se a um senso de proporção e equilíbrio harmoniosos e belos. Na matemática, simetria tem uma definição mais precisa, que um objeto não varia a qualquer uma de várias transformações, incluindo reflexão, rotação ou escalonamento. Embora esses dois significados de simetria possam às vezes ser separados, eles possuem uma forte relação, e por isso foram considerados aqui.
Escolhidas no Google Fonts: Playfair Display e Open Sans