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A rotina dos pequenos times de marketing e comunicação das pequenas e médias empresas recebem cada vez mais demandas e sem ter verba, pessoas ou tempo para que tudo seja executado de modo que gere resultados. Por isso, acompanhando a realidade desses times ao longo dos últimos anos, pensamos em 5 etapas que podem facilitar na hora de colocar em prática todas as necessidades da sua empresa, e que também são muito úteis para os empresários e gestores que precisam gerenciar as suas ações de comunicação com eficiência.

Planeje suas ações!

É hora de avaliar os pontos positivos de ações realizadas em 2018 e de traçar os planos de comunicação e marketing para 2019. Normalmente, essa etapa está aliada estrategicamente com os objetivos da empresa para o ano seguinte, então mais do que planejar as ações de comunicação, é o momento de planejar os seus movimentos estratégicos, e isso envolve todas as áreas da empresa. Só depois que esse aspecto estiver mapeado é que a comunicação vai entrar em ação para levar a mensagem da sua estratégia ao mercado e aos públicos de interesse. Então, se isso ainda não foi feito, sugira uma reunião entre os  líderes da sua empresa e comece o seu planejamento estratégico para 2019 agora mesmo.

Priorize o que é necessário.

É bem frequente estarmos diante de uma lista imensa de ações depois que a estratégia está desenhada, mas saber o que precisa vir antes e o que poderá aguardar é fundamental para viabilizar tudo. Afinal, estamos falando do cenário de comunicação aplicado às pequenas e médias empresas e por isso a verba é sim bastante estudada e extremamente importante para tirar os seus planos do papel. A dica aqui é que, você eleja um cronograma de ações que será implantado ao longo do ano, assim, as ações serão construídas e conectadas adequadamente sem consumir toda a sua energia ou toda a sua verba ainda nos primeiros meses do ano.

Terceirize e assegure a qualidade na execução!

Cronograma em mãos é á hora de colocar em prática. É bem possível que, por melhor que a sua equipe seja, ela não tenha conhecimentos mais específicos para seguir com algumas etapas das suas ações e para isso será necessário buscar empresas especializadas em comunicação, design, criação, digital, desenvolvimento, entre outros, com o objetivo de ser o seu braço direito e garantir a execução desses desafios. Assim,  sua equipe cresce com mais habilidades e especialização e você tem mais garantias de sucesso em cada um dos seus passos.

Acompanhe de perto!

Terceirizar não é “delargar”, afinal, só você e a sua equipe conhecem bem a empresa e o mercado, mas uma agência de comunicação e marketing especialista em PME’s pode trazer uma visão mais refinada do design, da sua estratégia de comunicação e das suas ações digitais, por isso é fundamental que os times estejam completamente integrados e sintonizados, com definições de pontos de acompanhamentos para que tudo esteja como planejado.

Replaneje suas ações e comece de novo!

Antes de seguir com as próximas ações de comunicação e marketing é fundamental uma reavaliação das ações desenhadas anteriormente, mensuração dos resultados, sejam eles negativos ou positivos. Afinal, o mundo está em uma rápida e constante evolução e pode ser que alguns ajustes sejam necessários. E vai por mim, sempre é necessário.

Essas etapas foram inspiradas no ciclo PDCA, uma metodologia praticada pela nossa equipe no atendimento das contas da agência, com o objetivo de trazer melhorias contínuas para os nossos processos, planos e resultados.

Se você está em uma das etapas acima e precisa de uma ajuda para fazer acontecer, chegou ao lugar certo. Um cafezinho pode ser o seu próximo e importante passo.